Mais de 300 cidades de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de 10 milhões de eleitores. Além de Brasília, eleitores de oito capitais vão se recadastrar: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife.
A primeira experiência do Brasil com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Segundo o TSE, à época, mais de 40,7 mil eleitores dos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) experimentaram a novidade e, desde então, o recadastramento dos eleitores tem sido feito gradativamente.
Até as eleições do ano passado, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do País já tinham usado a nova tecnologia. Apenas Sergipe e Alagoas já tiveram 100% do eleitorado recadastrado. Conforme o TSE, no ano que vem, a medida, deve alcançar mais 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal. Só Amazonas ainda não aparece na lista do TSE.
A novidade torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do cidadão, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em 100% dos municípios brasileiros.
Deixe um comentário